O que é um objeto inteligente no Adobe Photoshop?
Os objetos inteligentes são camadas especiais que possuem dados de imagens rasterizadas ou vetoriais, como em arquivos do Photoshop ou do Illustrator. Eles preservam o conteúdo de origem da imagem com as características originais, o que permite uma edição não destrutiva da camada. Usando o Photoshop, você consegue incorporar o conteúdo de uma imagem a um documento da própria ferramenta, podendo seguir qualquer ideia!
Nele, também é possível criar objetos inteligente vinculados, ou seja, o conteúdo é extraído dos arquivos de imagem externos e atualizado quando a origem é alterada. Os objetos inteligentes vinculados se diferenciam dos exemplos duplicados em um documento do Photoshop. Além disso, com os vinculados, você consegue usar um arquivo de origem compartilhado com vários documentos do programa.
Quais os benefícios dos objetos inteligentes?
- Com os objetos inteligentes, é possível executar ações não destrutivas, além de dimensionar, girar, inclinar, distorcer, transformar a perspectiva ou deformar uma camada sem perder a qualidade e os dados da imagem original.
- Você consegue trabalhar com dados de vetor, como nas artes finais vetoriais do Illustrator, que podem ser rasterizadas no Photoshop.
- É possível editar filtros aplicados a objetos inteligentes em qualquer momento, além de executar uma filtragem não destrutiva.
- Pode-se, também, atualizar automaticamente todas as instâncias vinculadas e editar o objeto inteligente.
- É possível aplicar uma máscara de camada vinculada ou desvinculada à camada do objeto inteligente.
- Você pode experimentar vários designs com imagens de espaço reservado de baixa resolução, que serão substituídos por versões finais.
Porém, nessa função, não é possível executar operações que modificam dados de pixel - como subexposição, superexposição, clonagem e pintura - diretamente numa camada de objeto inteligente, a não ser que ela seja convertida em uma camada regular que será rasterizada. Para realizar ações que alteram os dados de pixel, você pode editar os conteúdos de um objeto inteligente ou clonar uma nova camada sobre a do objeto. Além disso, você pode editar duplicações ou criar uma nova camada no objeto inteligente.
Outras funções dos objetos inteligentes
Criação de leiautes e de templates: se você está fazendo o leiaute de um site, deixe os croquis como objetos inteligentes durante o trabalho e, conforme o andamento, substitua o conteúdo deles por imagens com uma qualidade melhor. Se forem templates ou modelos de revistas, basta o usuário editar o objeto inteligente para alterar as manchetes ou a foto de capa, por exemplo.
Arquivos do Illustrator: os vetores do Adobe Illustrator podem ser usados no Photoshop sem terem que ser mudados para pixels, ou seja, eles se mantêm escaláveis, sem perdas e sem precisar de conversão em demarcador. Se a edição for feita com objetos inteligentes em arquivos do Illustrator, com formatos como “.ai” e “.eps”, o programa será aberto automaticamente para que sejam feitas as alterações - com o mesmo procedimento: alterar, salvar e fechar.
Grupo de camadas como objetos inteligentes: se você criar uma série de elementos que compartilham partes, agrupe todos os elementos, menos aquele que mudará.
O objeto inteligente é um elemento cada vez mais usado no Adobe Photoshop e que te ajudará muito em seus projetos! Continue acompanhando o blog da People e veja outros posts sobre design:
Qual a diferença entre CMYK e RGB?
9 melhores aplicativos de design gráfico para mobile
Tecnologia é na People!
Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!