Como fazer um gráfico no Excel
O Excel é uma ferramenta muito versátil, e uma de suas funcionalidades mais interessantes é a criação de gráficos a partir de tabelas. É possível gerar automaticamente gráficos de pizza, barras, linhas e outros tipos de maneira bem rápida. Há opções de customização com estilos predefinidos, cores, quantidade de informações, tamanhos etc. Vamos aprender como fazer um!
Crie sua tabela
Antes de tudo, crie sua tabela pensando nos valores que precisam ser exibidos no gráfico. Por exemplo, se você precisa relacionar duas informações a uma só, como valor e quantidade de pedidos ao nome de um cliente, você deve usar 3 colunas diferentes para isso, separando cada uma dessas informações em uma. Veja só:
Criando seu gráfico
- Selecione a tabela com as informações que você deseja colocar em um gráfico
- Clique na aba Inserir e vá para a seção de gráficos. Escolha o modelo que mais se adequa ao que você precisa. No caso, vamos escolher um de pizza 2D.
- Escolha entre os estilos predefinidos no canto superior do programa.
- Na seção de Design, após escolher o estilo do gráfico, clique em “Alterar Cores” para escolher outra paleta de cores para seu gráfico.
- Caso deseje alterar o tipo de gráfico utilizado, basta ir em “Alterar Tipo do Gráfico”, veja:
- Para mudar ou mover o título do gráfico, clique nele e edite o que precisar.
- Para adicionar rótulo ao gráfico, vá em “Adicionar Elemento Gráfico” e edite todos os elementos que deseja.
Pronto! Seu gráfico está criado. Agora vamos ver algumas dicas para melhorá-lo ainda mais!
Dicas para deixar os gráficos mais profissionais
O Excel cria o gráfico automaticamente, mas não consegue determinar qual o melhor jeito de exibir as informações. Ao arrumar pequenas coisas, você garante uma grande diferença e faz com que a mensagem que queira passar seja transmitida de forma muito mais eficiente!
Classifique seus dados
Gráficos de barra sempre sofrem com essa questão. Itens não classificados por ordem de tamanho, seja crescente ou decrescente, acabam deixando as coisas um pouco confusas. Veja só:
Para arrumar isso, basta selecionar a tabela que você criou e ir em “Classificar e Filtrar”. No menu, você pode personalizar a classificação ou escolher as opções “Classificar do Menor para o Maior” ou “Classificar do Menor para o Maior”. O resultado deixa a visualização bem mais simples, veja:
Explique o necessário
Lembre-se de deixar claro as unidades utilizadas, as grandezas de valor e outras informações como período aos quais os dados se referem e local de coleta. Um título e subtítulo bem colocados já podem ser suficientes, veja só:
Nem sempre a legenda é necessária
Em alguns casos, a legenda acaba atrapalhando a leitura e não serve para demonstrar praticamente nada dentro do gráfico. Por exemplo, se só há um tipo de dados representado nas barras do gráfico, a legenda não é necessária. Note o que acontece caso ela fique por lá:
Não acrescenta muita coisa, não é mesmo? Então tome cuidado e procure experimentar diversas possibilidades dentro do programa, assim você vai criar ainda mais familiaridade com o Excel e criar gráficos será tão fácil quanto simplesmente abrir o programa!
Venha para a People!
Quer aprender ainda mais sobre o Excel e até mesmo conquistar um certificado Microsoft Office Specialist? Então venha para a People! Confira o nosso curso de Excel e garanta sucesso na sua carreira!