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As fórmulas do Excel mais utilizadas no dia a dia

Você já deve ter ouvido falar sobre o Excel, não é mesmo? Esse programa do Pacote Microsoft Office é um dos mais exigidos na maioria das seleções de emprego, e conhecer as fórmulas do Excel é, hoje, mais do que um diferencial: é essencial para alcançar boas colocações no mercado de trabalho.

Nesse artigo, te explicaremos as razões que fazem do Excel uma ferramenta tão importante e ainda te ensinaremos as fórmulas básicas para dominar esse programa. Acompanhe!

 

Por que o Excel é tão importante?

O Excel é uma ferramenta muito versátil. Com ele, é possível desde criar desde planilhas de controle de estoque até gráficos para serem apresentados em reuniões. É um programa que permite otimizar o tempo e o trabalho dos colaboradores de uma empresa, criando cálculos e tabelas dinâmicas que facilitam o dia a dia.

E é exatamente por isso que ele é tão importante. Praticamente qualquer setor de uma empresa pode utilizá-lo: o RH faz controles de horas extas, a contabilidade cria planilhas de entradas e saídas, o marketing apresenta gráficos de acompanhamento de redes sociais, etc. Assim, qualquer colaborador que dominar as fórmulas do Excel pode ganhar novas oportunidades de atuação.

 

As principais fórmulas do Excel

Para te ajudar a conhecer mais sobre o Excel, listamos abaixo as fórmulas mais importantes dessa ferramenta. 

 

=AGORA() - Apresenta a data e hora atual.

=ALEATÓRIOENTRE() - Apresenta um valor aleatório entre um determinado intervalo.

=ANO() - Informa o ano de uma data selecionada.

=ARRED() - Arredonda o valor para a quantidade de dígitos determinada pelo usuário.

=ARREDONDAR.PARA.CIMA() - Arredonda o valor para cima.

=ARRUMAR() - Remove espaços desnecessários no texto, deixando espaços únicos entre as palavras.

=CONT.SE - Contabiliza células em um determinado critério.

=CONT.VALORES() - Apresenta quantidade de células preenchidas em um intervalo.

=DATA() - Combina três valores para formar uma data.

=DIA() - Informa o dia de uma data selecionada.

=DIA.DA.SEMANA - Apresenta um número de 1 a 7 indicando o dia da semana.

=DIA(HOJE()) - Apresenta o dia atual do mês.

=DIAS360 - Apresenta o número de dias entre duas datas no ano.

=DIATRABALHOTOTAL() - Apresenta o número de dias úteis entre duas datas.

=E() - Identifica as informações verdadeiras entre valores.

=HOJE() - Apresenta a data atual.

=HOJE()+1 - Apresenta a data atual acrescido de mais um dia.

=HORA() - Informa um horário selecionado.

=ÍNDICE() - Apresenta um valor buscado em um determinado intervalo.

=INT() - Arredonda o valor para baixo.

=MAIÚSCULA() - Converte o conteúdo selecionado em letras maiúsculas.

=MÁXIMO() - Apresenta o valor máximo do conjunto de valores.

=MDC() - Apresenta o MDC – Máximo Divisor Comum.

=MED() - Identifica o valor do meio entre valores selecionados.

=MÉDIA() - Calcula a média entre os valores selecionados.

=MÉDIASE() - Apresenta a média dos valores que correspondem a um critério específico.

=MÊS() - Informa o mês de uma data selecionada.

=MÊS(HOJE()) - Apresenta o número referente ao mês atual.

=MÍNIMO() - Apresenta o valor mínimo do conjunto de valores.

=MINÚSCULA() - Converte o conteúdo selecionado em letras minúsculas.

=MINUTO() - Informa os minutos de um horário selecionado.

=MMC() - Apresenta o MMC – Mínimo Múltiplo Comum.

=MODO() - Identifica o valor comum entre valores selecionados.

=MULT() - Multiplica os valores selecionados.

=NÃO() - Identifica se uma informação não condiz com o especificado.

=NÚM.CARACT() - Apresenta a quantidade de caracteres inseridos.

=NÚM.CARACTB() - Apresenta quantidade de bytes ocupados pelos caracteres.

=OU() - Identifica qual informação é verdadeira entre valores.

=PRI.MAIÚSCULA() - Converte a primeira letra de cada palavra dentro do intervalo selecionado em maiúscula.

=PROCH() - Identifica um valor em uma linha e apresenta o valor corresponde na coluna.

=RAIZ() - Apresenta a raiz quadrada de um número.

=SE() - Identifica e comanda uma ação de acordo com o valor da célula.

=SEERRO() - Retorna um valor se a fórmula gerar erro.

=SEGUNDO() - Informa os segundos de um horário selecionado.

=SOMA() - Soma os valores selecionados.

=SOMASE() - Apresenta a soma dos valores que correspondem a um critério específico.

=SUBSTITUIR() - Substitui o texto de acordo com a informação inserida.

=TIR() - Apresenta a taxa de crescimento de um investimento periódico.

=XTIR() - Apresenta a taxa de crescimento de um investimento não periódico.

 

Bônus: a fórmula PROCV

Uma das fórmulas de Excel mais solicitadas por recrutadores é a PROCV. Ela te permite pesquisar informações em uma planilha, e é perfeita para ser usada em grandes volumes de informação. 

O PROCV é utilizado da seguinte forma:

=PROCV(valor_procurado; matriz_tabela; núm_índice_coluna; [intervalo_pesquisa])

valor_procurado: essa é a informação que você deseja procurar e, por isso, é obrigatória. 

matriz_tabela: representa o intervalo de células onde estão as informações que você possui, portanto, também é obrigatório.

núm_índice_coluna: aqui será usado o número da coluna de onde você quer encontrar o ‘valor_procurado’. Essa é uma informação obrigatória.

intervalo_procurado: essa é a única informação opcional, pois deve ser usada apenas quando quiser especificar uma correspondência exata ou aproximada (sendo “FALSO” para quando pesquisar uma correspondência exata e “VERDADEIRO” se ela puder ser aproximada).

Por exemplo:

=PROCV(G1; A2:D18;4;VERDADEIRO)

Nesse caso, a fórmula irá procurar o valor da célula G1 que estiver no intervalo entre A2 e D18, na coluna 4. Como a fórmula ainda traz a variável VERDADEIRO, só trará a informação que for exatamente igual à que estiver na célula G1.

 

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