Tecnologia RTX: O que ela tem de tão especial para os games?
De acordo com o próprio portal da NVidia, gigante da área de produção de placas de vídeo, a RTX, ou Ray Tracing em inglês, é o “santo graal dos gráficos dos games.” A tecnologia procura recriar a luz natural para propiciar resoluções incríveis para os jogos. Essas placas “simulam o comportamento físico da luz para proporcionar uma renderização em tempo real e com qualidade cinematográfica nunca antes vista - até mesmo nos games mais visualmente intensos”, explica o site da marca.
Como a tecnologia RTX funciona?
Pense no seu dia a dia. Em todos os lugares a que você vai, é possível perceber a incidência da luz, não é mesmo? São vários raios que mudam de intensidade ao longo do dia e também se alteram de acordo com o seu posicionamento e localização. Pois bem, quando falamos de computação gráfica, é bem mais difícil fazer a mesma coisa, já que você precisa de cálculos e softwares bem mais precisos para trabalhar com tamanha capacidade de resolução.
A indústria do cinema de animação já consegue fazer isso há um tempo. Um exemplo é a Pixar, companhia pertencente à Disney que conta em seu currículo com verdadeiros clássicos do gênero. Ao assistir a um longa-metragem da produtora, é possível curtir cenários bem realistas onde a luz se comporta de maneira bem parecida com a realidade, procurando ser o mais verossímil possível.
A grande dificuldade para fazer algo próximo nos games se encontrava na capacidade de processamento e renderização em tempo real. Lembre-se de que o filme já está pronto, e você só usa um software para reproduzir o conteúdo. Já nos jogos, é preciso processar o gráfico a cada segundo, o que tornava a logística difícil.
Porém, a tecnologia RTX consegue fazer isso de maneira bem precisa, utilizando inteligência artificial para simular em tempo real os movimentos e a oscilação da luz. A inovação foi lançada em 2018 e já está em constante evolução por parte da marca.
Potenciais usos da RTX
A tecnologia Ray Tracing pode revolucionar a indústria dos games ao propiciar a criação de jogos muito mais realistas e com uma capacidade muito maior de imersão. A tendência é que as grandes produtoras já adicionem os recursos no seu processo de produção e lancem no mercado jogos com muito potencial para encantar os olhos até mesmo dos jogadores mais exigentes.
Veja uma imagem de um frame da famosa franquia de Battlefield com a tecnologia RTX:
Parece até uma foto, né?
Tecnologia é na People!
Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!