Identidade Visual: por que ela é tão importante para uma marca?
As empresas sempre têm histórias para contar sobre a criação, a gestão e as atividades que acontecem nela. Por isso, é importante desenvolver a identidade visual da marca, de maneira que a torne conhecida e marcante, e transmita a sua história. Chamamos essa identidade de “cultura corporativa”, o primeiro passo que direciona os posicionamentos e estratégias da empresa quando é preciso influenciar a tomada de decisões. Desse caminho, surge a identidade visual, mais profunda e dando algo para que as pessoas se lembrem da marca.
O que é identidade visual?
A marca deve desenvolver sua própria identidade com base em um design único e gráficos definidos. É importante ser consistente no nome, logotipo, fonte, cor e em um estilo único, que transmita os valores que devem ser transmitidos e a essência da história da empresa. O desenvolvimento da identidade visual é importante para o crescimento da marca nas mídias digitais e impressas, principalmente por meio do logo, atraindo assim clientes com mais facilidade.
Esse é o primeiro item que olhamos e no qual reconhecemos a marca, por isso é essencial contar com a ajuda de designers profissionais para fazer o logotipo. Eles identificam as necessidades e a personalidade para inserir esses elementos na construção de uma arte que seja forte e marcante, além de algo que se diferencie da concorrência.
Quais são os benefícios?
Hoje em dia, as empresas não constroem boas reputações somente pela qualidade dos produtos ou serviços. A imagem que elas transmitem também é um dos caminhos para o sucesso. Criada uma boa identidade visual, alguns impactos positivos são provocados, como reconhecimento, posicionamento para progressões dentro de casa, vínculo com os clientes, permanência no mercado e rentabilidade financeira.
As cores influenciam na marca?
As cores agem de diferentes maneiras sobre nós diariamente, e muitas vezes nem percebemos! Elas influenciam os sentimentos e ajudam a formar nossa opinião sobre certas marcas e produtos presentes na nossa vida. As cores frias, como o azul, têm efeito relaxante, por exemplo. Já as cores quentes, como o laranja e vermelho, nos despertam. As empresas que estão construindo sua identidade visual devem ficar atentas às cores escolhidas para que o público-alvo seja atingido corretamente.
A importância do manual de identidade visual
Esse manual da marca assegura que as representações visuais da empresa tenham um padrão. Isso é criado a partir da imagem, do público-alvo, dos valores e da visão da empresa. Coloque no papel as informações essenciais que vão ser utilizadas para alinhar os detalhes antes da criação do manual, seja físico ou digital. Normalmente, no manual as cores usadas são bem especificadas com as suas variações, as aplicações do logo aparecem em diferentes contextos, e a tipografia e as instruções de como aplicar a marca em lugares diferentes também estão presentes.
Também podem ser apresentadas as formas incorretas de utilização da marca, assim os profissionais que aplicarem ficam cientes da maneira exata como deve ser levada ao público. O manual é uma forma de gerar segurança e qualidade aos futuros clientes e negócios. Assim, o público-alvo é muito mais impactado, reconhecendo a marca com mais facilidade.
Não pense que apenas grandes empresas constroem uma identidade visual! Os benefícios são para empresas de todos os portes, estabelecendo um vínculo entre negócio e cliente. Por isso, se você possui uma empresa, busque agora construir a identidade visual dela. Se você se interessa por design, aprimore o seu conhecimento sobre o assunto fazendo cursos voltados para a área!
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