7 carreiras que um profissional de games pode seguir

Considerado um dos maiores mercados gamers do mundo, o Brasil possui mais de 75 milhões de jogadores e movimentou cerca de US$ 1,5 bilhão no setor ao longo de 2018, segundo pesquisa realizada pela consultoria Newzoo. Os números, tentadores aos jovens, também incentivam a procura por carreiras que permitem que os entusiastas do mundo gamer possam estar próximos dos seus jogos favoritos. Com boa remuneração, os profissionais da área encontram possibilidade de crescimento e ainda aproveitam os benefícios de um ambiente de trabalho informal. Mas não se engane! Seguir carreira no universo dos jogos envolve muito estudo e dedicação; afinal, esse segmento de atuação é extremamente exigente. Aqui, nós listamos algumas áreas que esse profissional pode seguir para as quais deve aperfeiçoar suas skills. Confira!

Game designer

Esse profissional é responsável pela execução da ideia e do projeto inicial de um jogo. Deve elaborar o layout, fazer sketches, traçar os primeiros conceitos de cenários e personagens, e definir esquemas de cores do game, por exemplo. Logo, é quem “roteiriza” o jogo, definindo a sua aparência e também quais serão suas regras, objetivos e quantos jogadores devem jogar cada partida. É um papel que requer muito comprometimento; afinal, esse profissional dialoga com todos os envolvidos no desenvolvimento e precisa conhecer um pouco sobre todos os processos.

Programador

Responsável por fazer o jogo funcionar, o programador de games é quem escreve o código por trás do jogo e se preocupa em adequar o projeto à plataforma previamente definida. Portanto, envolve noções de lógica e matemática para programar os efeitos e recursos de um jogo, certificando-se de que os comportamentos e movimentos dos personagens e demais elementos estão sendo executados corretamente. Esse profissional pode ter outras formações acadêmicas além daquelas focadas no mercado gamer e, por isso, pode migrar para a área depois de concluir graduações como Programação ou Engenharia da Computação.

Designer de personagem e cenário

No universo dos games, o designer é o profissional técnico cujo trabalho é responsável por dar vida aos personagens e cenários previamente idealizados para o jogo que está sendo desenvolvido. É quem ilustra todos os itens gráficos de um jogo, sempre mantendo-se atento às questões anatômicas, às possíveis estilizações do projeto e a todos os outros recursos visuais envolvidos. Também pode migrar de outras áreas de conhecimento, como design gráfico e até mesmo arquitetura.

Animador

O animador é o responsável por trazer o jogo à vida! Esse profissional deve elaborar as animações virtuais, trabalhando diretamente com as criações elaboradas pelos designers e garantindo a elas um melhor “acabamento”, ou seja, trabalhando as questões de iluminação e o acabamento de superfícies dos desenhos.

Level designer

Essencial para o desenvolvimento de um bom game, o level designer é quem pensa no desenvolvimento da história do jogo. Por isso, é o profissional que cria os níveis e mapas do projeto, sempre preocupando-se com os aspectos técnicos e sensoriais envolvidos.

Tester

Como o nome já sugere, esse profissional testa os novos jogos, ainda durante o desenvolvimento, para ajudar os demais envolvidos a compreender quais são as falhas ou erros dos games. Seu papel é procurar os ajustes que precisam ser feitos para melhorar ainda mais a qualidade do produto antes de ele ser lançado no mercado. Então não se engane, OK? Apesar de o tester passar o dia todinho jogando, ele tem um papel fundamental para o sucesso do projeto.

Produtor executivo

Por fim, o produtor executivo é uma figura essencial para o sucesso de qualquer projeto. Esse profissional atua em um segmento mais distante da criação do jogo em si, mas tem responsabilidades muito importantes! É quem coordena toda a equipe de desenvolvimento, pensa em todos os valores e questões técnicas da criação de um novo game, e busca opções para torná-lo rentável ou até mesmo empresas interessadas em comprá-lo.
 

O universo gamer é uma aposta interessante para os jovens que buscam trilhar carreiras próximas ao seu hobby favorito: jogar videogame. Qual área você mais curtiu? Conta pra gente nos comentários! :)

Se você gostou desse texto, aproveite a visita ao nosso blog e leia também:

Quanto tempo leva para desenvolver um aplicativo?

5 aplicativos que mudaram o mundo

5 conceitos de robôs que vão deixar você de boca aberta

Tecnologia é na People!

Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações do futuro!