7 qualidades valorizadas pelas empresas na hora do primeiro emprego
Mais do que requisitos técnicos e formação acadêmica, as grandes empresas estão em busca de profissionais que tenham habilidades empreendedoras. Seja qual for o ramo que você atua, o mercado de trabalho está cheio de concorrentes. Destacar suas qualidades pode ser a “chave do sucesso” para conquistar aquele emprego tão desejado. Por isso, listamos abaixo as sete qualidades mais importantes que uma empresa avalia nos candidatos que estão em busca de um primeiro emprego.
Não espere acontecer, faça acontecer!
Empresas valorizam funcionários que se empenham para fazer as coisas acontecerem. Se você quer se destacar em uma empresa, tome iniciativa em realizar novas tarefas, não espere seu chefe ou supervisor te chamar para resolver aquela tarefa que está parada a muito tempo: resolva antes e com certeza ganhará pontos a mais com seu chefe.
Juntos venceremos
Se você parar para analisar, os melhores projetos são feitos por equipes. Trabalhar em conjunto, ajuda a melhorar as habilidades de desenvolvimento de ideias, melhora o convívio social e ainda permite que você tenha auxilio em suas tarefas. Procure sempre ter um bom relacionamento com todos seus colegas de trabalho e estar à disposição para ajudá-los.
Seja especialista no que faz
Sempre aprimore seus conhecimentos, procure cursos, tutorias na Internet e converse com especialistas no ramo em que você atua. Procure também entender todos os setores de uma empresa: isso vai tornar você um profissional multifuncional e ainda melhorar a capacidade de tomada de decisões rápidas.
Seja sempre otimista
Empresas admiram pessoas que são otimistas. Isso mostra que você não se entrega diante de um obstáculo no trabalho. Um colaborador pessimista afeta diretamente as tarefas do trabalho, além de influenciar negativamente outro funcionário. Ao enfrentar uma situação difícil no trabalho, não perca a calma, respire fundo e procure resolvê-la da melhor forma possível.
Compartilhe conhecimento
A frase “o conhecimento abre portas para o sucesso”, se encaixa muito bem no campo empresarial. Se você é talentoso em alguma habilidade, não esconda o “ouro”. Aproveite para mostrar suas competências, cada vez que você transmite conhecimento para alguém, você ganha reconhecimento na empresa e com outros colaboradores.
Seja comunicativo
Pessoas comunicativas possuem grandes chance de se destacarem no mercado de trabalho. A comunicação influencia de forma positiva o ambiente interno e externo de trabalho. Se você se sente muito tímido ao conversar com alguém, procure treinar um bate-papo na frente do espelho. Pode parecer meio estranho no começo, mas isso ajuda a se preparar para uma conversa informal de trabalho ou para uma apresentação de uma reunião.
Não tenha medo de ser um líder
Ser líder não significa que você vai ter que tomar todas as decisões grandes da empresa. Mas em algum momento, você vai ter que assumir posturas e medidas. Isso é exatamente uma das qualidades em que as empresas admiram em novos funcionários. Não tenha medo de assumir riscos, e caso um projeto seu não ocorra como planejado, seja humilde e não tenha vergonha de assumir a culpa.
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