Conheça a Análise SWOT e descubra seus pontos fortes
A análise SWOT é uma forma de planejamento estratégico bem conhecida no âmbito empresarial, ela é utilizada para fazer a comparação de cenários e realizar análises de tomadas de decisões dentro das organizações. Para exemplificar melhor, sabe quando você acaba de terminar o ensino médio e precisa escolher qual profissão seguir? Pois é, provavelmente você deve ter descartado os cursos relacionados as matérias que você não gosta, e buscou aquela que tinha maior afinidade. Neste caso você avalia suas próprias forças e fraquezas, isso é uma análise SWOT.
O que é análise SWOT?
É uma técnica usada para identificar Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas),
Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Quando analisadas de maneira conjunta podem proporcionar uma visão mais ampla de onde você está e de como dar o próximo passo. A ferramenta aparenta ser complexa, no entanto, foi criada para facilitar a elaboração e ser intuitiva. Confira os passos para fazer uma análise SWOT.
Ambiente Interno
A primeira etapa consiste na análise e avaliação do ambiente interno, identifique os pontos fortes e as fraquezas.
Força
A análise SWOT é uma metodologia que funciona muito bem, porém ela não se aplica para qualquer situação. As forças se referem às inciativas internas que estão com um bom desempenho e podem ser comparadas a outras iniciativas ou vantagens competitivas externas. Quando for começar a desenvolver, comece se perguntando:
- Qual a diferença de nossa organização?
- O que fazemos bem?
- O que atrai o nosso público alvo para nossa organização?
Fraquezas
As fraquezas se referem às iniciativas internas que estão com desempenho abaixo do esperado. É bom começar analisando as forças, depois que você já tiver estipulado as coisas boas, partir para as fraquezas, ter noção de quais são as suas é importante para melhorar seus projetos. Se questione:
- O que eu posso melhorar?
- Quais recursos melhoram meu desempenho profissional?
- Desempenho abaixo do esperado? Por quê?
Ambiente Externo
No ambiente externo a empresa não controla os fatores, por isso é necessário avaliar as ameaças e as oportunidades.
Oportunidades
As oportunidades são o resultado das suas forças somado às suas fraquezas. Você precisa entender o que o mercado está necessitando e fazer daquilo uma oportunidade de crescimento. Um exemplo prático é, quando está acontecendo um evento grande na cidade, como se beneficiar disso? Olhe sempre com bons olhos para as oportunidades de crescimento e se questione:
- Quais as metas para o ano?
- O que o mercado está buscando?
- Quais recursos posso usar para melhorar minhas fraquezas?
Ameaças
As ameaças são as áreas que podem te causar grandes problemas, pode ser qualquer coisa, desde uma pandemia até um concorrente forte no cenário. Devemos sempre prever o máximo de situações possíveis e ter medidas preventivas planejadas.
- Quais mudanças afetam meu negócio?
- Quais as novas tendências do mercado?
- Quem são meus concorrentes?
Acredito que com essas informações você já esteja pronto para fazer uma análise SWOT, ela é muito importante para traçar novos objetivos e aumentar os resultados.
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