6 profissões que dependem da robótica
A robótica é um campo da tecnologia que vem crescendo e dominando não só a nossa imaginação, mas também o mercado de trabalho. No entanto, a criação de novas profissões e o desenvolvimento de ramificações dentro do setor desperta um questionamento: qual será o futuro dos profissionais ligados ao setor?
Atualmente, estamos vivendo um momento que muitos pesquisadores chamam de 4ª Revolução Industrial, período marcado pela convergência das tecnologias digitais, físicas e biológicas. Nessa realidade, a robótica se faz presente concebendo, construindo e programando robôs, máquinas, veículos de transporte e outras inúmeras ferramentas e produtos.
Dessa maneira, a sua influência afeta diretamente os profissionais que atuam nas áreas de engenharia mecânica, mecatrônica e demais ramos que envolvem processos para o desenvolvimento de novas máquinas, como o design de produtos, por exemplo.
Prova disso é que, segundo o Boston Consulting Group, a perspectiva é de que um em cada quatro empregos será substituído por robôs ou softwares até o ano de 2025. Outro estudo, agora organizado pela Universidade de Oxford, aponta para a mesma direção e defende que nas próximas duas décadas, cerca de 35% das profissões serão automatizadas.
As profissões que ganharão destaque no campo da robótica
Um estudo organizado pela Associação Nacional de Empresas de Software e Serviços (NASSCOM), organização indiana sem fins lucrativos e referência no ramo de tecnologia da informação, em parceira com o Boston Consulting Group, listou as principais profissões que ganharão destaque nos próximos anos no ramo da robótica. Confira a lista!
Analista de negócios
É responsável por buscar novas soluções e oportunidades para as empresas, estudando tendências de mercado, propondo a criação de novos produtos ou mesmo recriando aqueles já existentes.
Arquiteto de soluções
Responsável por ajudar os programadores e gerentes de projeto, é seu papel propor soluções tecnológicas para as necessidades e problemas dentro de uma empresa.
Coordenação de implantação
Esse profissional deve coordenar projetos para instalar e integrar sistemas em empresas, avaliando o custo, a rentabilidade e o risco de tais mudanças.
Desenvolvedor de automação e robótica
O papel desse profissional é elaborar e executar projetos relacionados a processos de automatização e, portanto, deve ter amplo conhecimento sobre codificação e programação.
Engenheiro de serviços
Esse profissional deve realizar vistorias para propor novas prospecções de negócio através de propostas técnicas. Logo, é responsável pelo planejamento estratégico e operacional.
Engenheiro de testes
Como o nome já entrega, esse profissional deve conduzir testes para certificar-se de que os softwares de produtos estão em perfeito funcionamento e detectar suas falhas.
A robótica é um segmento que pode trazer inúmeras inovações para o mercado de trabalho, e suas contribuições não estão mais apenas em um futuro tão distante. Aproveite a visita ao nosso blog e não deixe de conferir como a robótica pode mudar o mundo, e ainda inspire-se no movimento maker!
Tecnologia é na People!
Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!