Habilidades que seu filho desenvolve ao aprender programação
Uma das habilidades mais incentivadas atualmente é o aprendizado da programação. Não apenas pela grande oferta de trabalho que surge quando se sabe programar, mas também pelos benefícios que se pode conseguir ao ter que fazer uso das ciências exatas e do pensamento abstrato.
Para incentivar seu filho a aprender a programar, trouxemos alguns benefícios que ele terá com a programação para crianças da People. Confira abaixo como nós, uma escola de programação, podemos desenvolver habilidades em seus filhos:
Raciocínio Lógico
Aprender a programar é aprender a pensar de forma estruturada e eficiente. No ramo da computação, a lógica é aplicada em sua mais pura forma diretamente nas linhas de código por trás dos softwares a que tanto estamos acostumados. Durante esse processo de aprendizagem, seu filho vai desenvolver habilidades que melhoram muito seu raciocínio lógico, ajudando-o em diversas outras áreas de sua vida.
Atenção aos detalhes
O computador fica encarregado de gerar as respostas a partir do que é pedido a ele, e o principal dever de quem está programando é se atentar ao código minuciosamente para evitar ambiguidades. Qualquer erro na fala passada para a máquina por meio do código pode fazer com que a máquina devolva um resultado indesejado. Isso faz com que seu filho fique mais atento detalhes e desenvolva melhor a capacidade de percepção.
Melhora na comunicação/Habilidades Sociais
Ao trabalhar em projetos em grupo envolvendo programação, é imprescindível manter um canal de comunicação claro. Essa relação com os colegas vai fazer com que seu filho mantenha um bom canal de comunicação para que seu próprio trabalho não seja afetado, já que cada um ficará responsável por pequenas partes de um mesmo programa.
Perseverança
Após um certo tempo criando um programa, o que foi escrito pode não fazer mais sentido ou não funcionar como deveria. Por conta disso, é comum que se apague o que havia sido feito e recomece novamente por um caminho que não havia sido tentado antes. Ou seja, ter que programar incentivará a criança a aceitar seu erro e a continuar tentando resolver o problema.
Pensamento abstrato
Uma habilidade que poderá ser desenvolvida caso a criança continue programando é o pensamento abstrato, uma aptidão baseada na capacidade de alguém conseguir pensar sobre algum objeto sem que ele esteja presente. Na área da programação, tudo o que o programador pede para que a máquina realize está em um plano que não existe fisicamente. E a melhora dessa capacidade ajuda a otimizar seu código por meio das reações dos outros e da própria máquina, já que será capaz de supor o que melhoraria as funções.
Se esse post sobre as habilidades que você pode desenvolver ao programar te fez ficar com mais vontade de aprender, confira nossos outros posts com 8 dicas para começar a aprender a programar e por que a programação pode ser tão importante quanto o inglês no futuro.
Venha para a People!
O curso de robótica da People traz todo o conhecimento para você começar a criar seus próprios projetos e a partir deles aprender praticamente qualquer coisa. Cadastre-se e ganhe um desconto especial!!