Os primeiros passos para criar um robô
A tecnologia da robótica tem se tornado cada vez mais acessível, permitindo que as pessoas produzam seus próprios projetos dentro de casa. Com muita dedicação e estudo, é possível começar a se aventurar pelo mundo da automação e da eletrônica. Para te inserir nesse universo maker, nós separamos um passo a passo que vai te ajudar a criar o seu primeiro robô!
Conhecimentos prévios
Antes de sair por aí montando peças e ligando fios, você precisa ter uma base de conhecimentos que te permita compreender o funcionamento de robôs e saber como utilizar corretamente cada peça. Para isso, terá que estudar alguns temas:
Linguagens de programação
Um robô realiza ações definidas por comandos programados. Por isso, é essencial dominar algumas linguagens de programação.
Física e química
Estude sobre as propriedades de alguns elementos e entenda os conceitos básicos de processos físicos e químicos, como transmissão de calor e condução de eletricidade, por exemplo.
Mecânica
Você precisa possuir noções de mecânica relacionadas aos movimentos de deslocamento do seu robô, bem como outras funções, como mover peças e responder a estímulos do ambiente.
Eletrônica
Conheça os materiais mais utilizados na criação de robôs, como placas e componentes eletrônicos, e fios condutores de eletricidade.
Planejamento
Com um conhecimento maior da área já é possível avançar no planejamento do seu robô.
Fazer o projeto
Primeiro, defina o que será o seu robô e quais ações ele irá realizar; se possível, faça alguns desenhos, por exemplo. Depois, liste todas as peças necessárias e a ordem dos procedimentos da montagem.
Montando o seu kit
Depois que definir a forma do seu robô e o que ele irá fazer, separe os materiais necessários para construí-lo, o que pode envolver placas eletrônicas, fios de cobre e bases de madeira, por exemplo.
Junte ferramentas
É preciso ter em mãos algumas ferramentas, como chave de fenda, serrinha e lixas. Tome muito cuidado com o manuseamento delas e sempre tenha alguém por perto que possa te ajudar.
Separe materiais reserva
Além do kit definido, tenha também outros materiais que podem ajudar ou que ao menos sirvam de reserva, como pedaços de madeira e fita isolante, por exemplo.
Não tenha pressa
Não adianta querer pular etapas e fazer as coisas mais rápido. É preciso disponibilizar o tempo certo para completar o seu projeto, sem se preocupar tanto com horários.
Reserve um lugar
Deixe um lugarzinho para colocar os materiais e ter espaço de se movimentar e separar as peças. O ideal é que isso não seja feito em um canto qualquer, mas sim em um local preparado e tranquilo.
Construindo o robô
Agora que você já tem tudo em mãos, chegou a hora de construir o seu robô!
Construa a base
O seu robô terá uma base, que pode ser de madeira, em que serão colocados os componentes elétricos e eletrônicos que o farão funcionar.
Monte os componentes
Com a base pronta, você já pode começar a interligar os componentes do seu robô, montando as peças do jeito descrito no planejamento e fazendo as conexões necessárias.
Programação
É o momento de escrever os códigos de programação no software próprio e planejar as ações que serão realizadas pelo seu robô. Tome bastante cuidado e revise tudo durante o processo!
Ligue tudo
Com os passos todos prontos, você pode interligar a sua base elétrica à programação, fazendo todas as conexões de maneira correta e atenciosa.
Testes
Agora é o momento de ver se tudo está funcionando corretamente e resolver algum probleminha ou outro que pode surgir. Boa sorte!
Aqui na People nós oferecemos um curso completo de robótica, onde nós ajudamos no passo a passo da construção do seu robô, dando todo o suporte e tirando todas suas dúvidas. Acompanhe as postagens do blog e conheça um pouquinho mais sobre o que ensinamos:
O que é Arduino e como ele é fundamental para a robótica
Os materiais essenciais para aprender robótica
Tecnologia é na People!
Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!