Por que as crianças gostam tanto de Minecraft?
O Minecraft é um jogo criado em 2009 que se transformou em um fenômeno mundial, principalmente entre as crianças. É muito comum encontrar jogadores passando horas na frente do computador ou assistindo vídeos de outros jogadores na internet. Os pais observam esse cenário e se questionam: por que meus filhos gostam tanto disso? No post de hoje, nós iremos te explicar porque o Minecraft é tão atrativo às crianças.
O jogo é um mundo aberto
O modo mais popular do Minecraft, o creative, pertence a uma categoria sandbox, ou seja, games que impõem apenas limitações mínimas ao jogador, funcionando basicamente como um “mundo livre” em que não há missões pré-definidas a se realizar e também não há as chamadas “fases” popularizadas pelo formato do SuperMarioWorld, por exemplo. Então pode-se dizer que o jogo não tem fim e a experiência de jogá-lo passa por essa oferta de criações a todo o tempo.
O modelo já funciona
Com certeza você se lembra do Lego, não é mesmo? Imagine que o Minecraft é aquilo elevado a mil! Naturalmente as crianças já gostam de brincadeiras de montar e desmontar, principalmente pela aguçada curiosidade presente nessa fase da vida, e o game utiliza isso de um modo digital, abrindo uma infinidade de possibilidades para a criação que os antigos brinquedos nem sonhavam em conseguir.
Estimula a criatividade
O modo creative permite uma constante exploração de um vasto mundo onde você pode criar casas, castelos ou até mesmo cidades inteiras. Todo esse estilo de jogo é totalmente convidativo para a criatividade e o game possui um impressionante poder de estimular a imaginação, fazendo como que as histórias fluam de maneira natural. Com o Minecraft, a criança pode ser um grande rei, o presidente de um país ou simplesmente vagar pela floresta.
Pela simplicidade
O Minecraft é simples nos gráficos e no modo de jogar. Suas imagens passam longe da sensação de realidade que outros jogos oferecem e o plot do game é fácil de ser entendido. A narrativa não oferece grandes imposições ou fases extremamente complicadas aos seus jogadores. E é justamente toda essa simplicidade que contribui para que ele seja tão popular, tornando o jogo uma aventura guiada pela criatividade e imaginação.
As imagens simples também contribuem para um aspecto visual mais agradável, já que os bloquinhos não estão nem perto de possuir detalhes físicos de pessoas ou animais reais, o que impede que cenas de violência explícita choquem as crianças, por exemplo.
O YouTube
É possível imaginar que todo esse poder de criação iria produzir um terreno muito fértil para a construção de narrativas, e é isso que une o Minecraft ao Youtube. Nos últimos anos, os canais de Minecraft se tornaram um grande sucesso. Centenas de criadores de conteúdo têm usado o game como uma plataforma para a criação de histórias, criando todo um novo mundo para o entretenimento.
Por isso, não se espante se os seus filhos estiverem no YouTube vendo outras pessoas jogarem: ele está simplesmente ouvindo histórias, a única diferença aqui é o formato em que elas são contadas.
Procure também passar um tempinho com os seus filhos jogando o jogo. Com isso, você conseguirá ver de maneira prática como o game encanta as crianças. Pode ser até que você não resista à fantástica dinâmica do jogo e queira também entrar para esse mundo! Você sabia que o Minecraft também tem um grande potencial para a educação? Clique aqui e entenda porque o Minecraft é mais que um jogo.
Tecnologia é na People!
Gosta de tecnologia e quer ingressar na área? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!