Tudo o que você precisa saber sobre os atalhos do word
Tudo o que você precisa saber sobre os atalhos do Word
O Microsoft Word é uma das ferramentas de informática mais importantes para estudantes e trabalhadores de diversas áreas. Com ele, é possível digitar, editar e formatar textos, incluindo imagens, gráficos, tabelas e muito mais. Compreender o uso dessa ferramenta pode facilitar seu dia a dia e te dar vantagens competitivas em seleções de emprego. Então, nos acompanhe nesse artigo e saiba tudo sobre os atalhos do Word que vão otimizar seu trabalho.
O que são os atalhos no Word e por que utilizá-los?
Os atalhos do Word são combinações de teclas que te permitem realizar uma ação no texto sem tirar as mãos do teclado. Isso inclui, por exemplo, negritar palavras, alternar entre janelas, copiar e colar frases, salvar e fechar documentos. Na maioria das vezes, utiliza-se a combinação de uma ou duas teclas comuns, como letras e números, com as teclas especiais como CTRL, ALT ou Shift.
Utilizar atalhos otimiza – e muito – seu trabalho. Você consegue formatar seu texto de forma muito mais rápida e eficiente, digitar enquanto pesquisa informações e até controlar as alterações em um documento. E, para o mercado de trabalho, agilidade é uma grande vantagem.
Os principais atalhos do Word
Abaixo, vamos listar os atalhos mais utilizados no Microsoft Word e suas funções. Tenha essa lista sempre em mãos – com o tempo e o uso, você acaba decorando os que forem mais importantes para você.
CTRL + A: abre um arquivo já existente
CTRL + B: salva o documento
CTRL + C: copia o texto selecionado
CTRL + D: abre a janela de formatação dos caracteres
CTRL + E: centraliza o texto
CTRL + F: abre a caixa de diálogo de busca e pesquisa
CTRL + G: alinha à direita
CTRL + H: substitui o texto e a formatação especial
CTRL + I: formata o texto para itálico
CTRL + J: formata o parágrafo para justificado
CTRL + K: insere hyperlink
CTRL + L: abre a pesquisa
CTRL + M: insere parágrafo
CTRL + N: formata o texto para negrito
CTRL + O: abre um novo documento em branco
CTRL + P: imprime seu documento
CTRL + Q: formata o parágrafo para alinhar à esquerda
CTRL + R: refaz a ação
CTRL + S: sublinha o texto selecionado
CTRL + T: seleciona todo o texto do documento
CTRL + U: substitui texto, formatação ou outros itens
CTRL + V: cola o texto copiado
CTRL + X: recorta o texto selecionado
CTRL + Y: refaz a última ação
CTRL + Z: desfaz a última ação
CTRL + [: diminui a fonte
CTRL + ]: aumenta a fonte
CTRL + =: aplica o subscrito
CTRL + SHIFT + =: aplica o sobrescrito
CTRL + END: vai para o final do documento
CTRL + HOME: vai para o início do documento
CTRL + ENTER: começa uma nova página no mesmo documento
CTRL + SHIFT + A: formata as letras para maiúsculas
CTRL + SHIFT + E: ativa ou desativa o controle de alterações
CTRL + SHIFT + W: sublinha somente as palavras, mas não os espaços
CTRL + SHIFT + >: aumenta a fonte do texto
CTRL + SHIFT + <: diminui a fonte do texto
CTRL + ALT + L: começa uma lista
ALT + CTRL + D: insere uma nota de fim
ALT + CTRL + F: insere uma nota de rodapé
ALT + CTRL + S: divide a janela do documento
ALT + SHIFT + C: remove a divisão da janela do documento
ALT + CTRL + I: entra no modo de visualização de impressão
ALT + CTRL + M: Insere um comentário
ALT + CTRL + Z: alterna entre os últimos quatro lugares editados
E as teclas de Função?
As teclas de função são aquelas que ficam no topo do teclado, que vão de F1 até F12. Sozinhas, elas já possuem algumas funcionalidades, e também podem ser combinadas. Veja a lista:
F1: acessar a Ajuda
F2: mover texto ou elementos gráficos
F4: repetir a última ação
F5: Ir Para
F7: revisão de ortografia
F10: mostrar dicas de teclas
F12: Salvar Como
SHIFT + F2: copiar texto
SHIFT + F3: alternar as letras entre maiúsculas e minúsculas
SHIFT + F5: ir para a última alteração
SHIFT + F7: abre o Dicionário de Sinônimos
SHIFT + F8: reduzir o tamanho de uma seleção
SHIFT + F12: Salvar
CTRL + F4: fechar a janela
CTRL + F6: ir para a próxima janela
CTRL + F10: maximizar a janela do documento
ALT + F7: localizar o próximo erro gramatical ou ortográfico
Atalhos úteis para trabalhar com tabelas no Word
É possível incluir tabelas no Word, e algumas teclas de atalho funcionam especialmente para movimentação do cursor nesses casos, veja:
TAB: vai para a célula seguinte em uma linha
SHIFT+TAB: vai para a célula anterior em uma linha
ALT+HOME: vai para a primeira célula da linha
ALT+END: vai para a última célula da linha
ALT+PAGE UP: vai para a primeira célula da coluna
ALT+PAGE DOWN: vai para a última célula da coluna
SETA PARA CIMA: vai para a linha anterior
SETA PARA BAIXO: vai para a linha seguinte
Utilizando estes atalhos do Word, sua rotina de digitação e formatação de textos será muito mais eficiente. Mas lembre-se: o Word possui muitas outras funcionalidades que podem transformar a apresentação de seus textos.
E se você se interessa pelo Word, que tal conhecer também alguns truques interessantes do Excel e dominar as duas principais ferramentas do Microsoft Office?