Internet das coisas: 5 projetos caseiros incríveis usando Arduino
A cada dia que passa, a robótica nos surpreende mais. Existem diversos projetos que revolucionam a relação do homem com a tecnologia, e o melhor de tudo é que vários deles são caseiros. Há algum tempo o Arduino tem se popularizado com esses projetos.
Antes de mais nada, é essencial saber o que é um Arduino. Esse nome foi dado a um modelo de prototipagem open-source, ou seja, acompanha um software extremamente versátil e fácil de utilizar.
Detector de batidas secretas
Se você é apaixonado por combinações intrigantes, com certeza irá se interessar por esse projeto. O dispositivo é capaz de destrancar uma porta através do reconhecimento de uma sequência exata de batidas. O protótipo, programado a partir de uma placa Arduino, permite maior segurança e, é claro, diversão para quem vai abrir as portas de casa.
Sistema de autoirrigação
É fato que as plantas e vegetais necessitam de água para sobreviver e que é bastante comum esquecer de regá-las. Pensando nisso, foram desenvolvidos sistemas de autoirrigação com Arduino. O protótipo identifica a umidade do solo a partir de sensores e, ao identificar que a terra está seca, libera a quantidade de água necessária para regar a planta.
Tênis que se amarram sozinhos
É difícil achar alguém que não sonhe com a possibilidade de nunca mais amarrar os cadarços. Foi feito um projeto no qual um sistema feito por uma placa Arduino amarra e desamarra os cadarços dos tênis. É uma ótima maneira de economizar tempo e, principalmente, garantir que não irá tropeçar durante o dia nos próprios cadarços.
Miniestação meteorológica
Um tempo atrás, saber a temperatura exata do ambiente parecia algo extremamente elaborado, mas com a chegada do Arduino, é possível construir sua própria estação meteorológica em casa. Com ajuda de alguns outros equipamentos, como sensores, é possível identificar a temperatura, umidade e até mesmo velocidade do vento. Já não é mais necessário colocar a mão para fora da janela para decidir qual roupa colocar; um simples aparelho indica tudo o que você precisa saber.
Alarme intrusos
Os sensores infravermelhos que detectam movimentos parecem coisas dos filmes de ação, mas estão mais próximos da realidade do que você imagina. É possível criar protótipos caseiros para deixar a casa mais segura sem gastar muito com os sistemas de segurança. Os sensores utilizados são basicamente os mesmos que acendem as luzes em halls de entrada. A partir da temperatura, o sistema identifica que há movimentação incomum no ambiente e aciona os alarmes.
A robótica possui diversas vertentes possíveis de serem aplicadas em projetos caseiros. Por mais simples que sejam, podem ser grande facilitadoras de algumas tarefas do dia a dia. Inspire-se nesses projetos e boa criação!
Gostou desse post? Veja outros que podem te interessar:
7 maneiras como a robótica pode mudar o mundo
Os primeiros passos para criar um robô
Tecnologia é na People!
Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!